quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Porquê nr. 3

Porque é que os planetas são redondos? E quantos é que já foram descobertos até à data? E será que os seus habitantes falam inglês, como acontece nos filmes e séries americanos?

3 comentários:

  1. Em relação à primeira questão, os planetas são redondos devido à gravidade. A atracção gravitacional (a mesma força que faz com que os objectos caiam) faz com que os materiais de que os planetas são feitos sejam atraídos para o seu centro. Uma força actuando desta forma em todo o planeta faz com que este seja arredondado; se fosse cúbico, os cantos colapsariam e arredondariam por acção da gravidade.

    (É claro que temos montanhas, por exemplo, e vales, o que faz com que o planeta não seja completamente redondo, mas isso deve-se a outros fenómenos e forças que actuam à superfície da Terra.)

    Em relação à segunda questão, foram descobertos até 1 de Agosto deste ano 3639 planetas fora do Sistema Solar. (A informação vem da Wikipédia, não posso confirmar a 100% a sua veracidade.)

    A terceira questão já era menos séria, presumo, mas a resposta é: é improvável. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe, obrigada pelos esclarecimentos. Confesso que não esperava que alguém me respondesse com seriedade e exactidão. :)

      Eliminar

Olha, apetece-me moderar outra vez! Rais' partam lá isto!

P.S.: Não sou responsável por aquelas letrinhas e números enfadonhos que pedem aos robots que cá vêem ler-nos.

Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!

Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...