Quando comecei a ler o blogue do Tio do Algarve, lembro-me de ter pensado, à custa das imagens que ele colocou na barra lateral, que ele seria um adepto de astronomia e que os seus textos andariam à volta de tal. Redondamente enganada! Não que eu agora saiba do que é que ele gosta de ler e explorar nos tempos livres, continuo a não saber nada, mas já formei uma muito vaga ideia dele, e que passo a partilhar. Lembro-me de ter pensado, também, que ele seria um emigrante em terras de Sua Majestade. Mais uma vez, redondamente enganada. Eu engano-me muito, é possível que toda esta verborreia seja, mais uma vez, um disparate enorme. Mas apetece-me escrever, logo não há nada a fazer. E este texto já andava em águas de bacalhau desde Julho passado.
Aparte: Tal como com os eleitos anteriores, também o actual visado leu e aprovou este texto antes de ser publicado.
Na minha perspectiva, o Tio é detentor de uma bela barriga, ganha à custa das comezainas em que participa nas suas viagens (g)astronómicas, dentro e fora do nosso planeta. O Tio é um quarentão atento ao que se passa cá dentro, bastante crítico dos políticos contemporâneos, da comunicação social em geral e de situações de injustiça social. O Tio é um brincalhão, brinca com palavras e constrói analogias magníficas e satíricas que revelam as suas críticas e as suas ideias. É, inclusive, o único autor (que se saiba) dum dicionário original, o Ticionário, onde partilha telegraficamente e com muito humor as suas ideias. É um idiota assumido, portanto, e com muita graça!
O Tio é sociável e comunicativo, mas um pouco antiquado, pois é tão anti-facebook como eu. Prefere o contacto entre pessoas ou via blogues, outro local de leitura que ele e eu partilhamos. Não me parece é que ele tenha muito tempo para estas andanças, mais devido aos seus afazeres profissionais do que propriamente por falta de vontade. Também não consegui ainda descortinar se ele é um gajo da noite ou não, apesar das suas frequentes observações dos astros! Se calhar, o Tio é contabilista ou director financeiro ou gestor ou director de hotel ou vai fazendo uns biscates que envolvem dinheiro. Ou se calhar é apenas Professor, pois ensina aquilo que não sabe fazer. Não sei. E desconfio que ele também não o dirá publicamente, mas parece-me ser um gajo dado aos negócios, claros, porque dos escuros gosta ele de escrever, logo, por exclusão de partes, só poderia ser mesmo dos legais! E ainda bem que há pessoas assim: honestas e trabalhadoras e que escrevem coisas interessantes que me fazem sorrir e pensar “e não é que este gajo tem toda a razão?”.
E pronto…como diria a minha primeira vítima…”é isto”.