segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fotografia

Este foi um dos temas sugeridos pelo Constantino que me agradou particularmente.

Nunca tive como hobby tirar fotografias. Tal como nunca tive como hobby ser modelo particular de alguém. Não sou fotogénica e não gosto de me ver na maior parte das fotografias que me tiram. E um dia hei-de mesmo organizar o meu "álbum dos horrores"! Admiro quem tem paciência para esperar e captar "o momento" certo, com a luz certa, na posição certa. Eu não a tenho, a paciência, e nem a habilidade.

Há cerca de 16 anos, ofereci uma Canon ao mais-que-tudo, que na altura ainda não o era oficialmente, apenas para lhe dar o prazer de o ver a tirar a pormenores que a mim certamente escapariam. Fotografias essas que foram sempre reveladas e têm sido amontoadas em três casas, distantes umas das outras. Ele tem jeito e gosto e tem desenvolvido ambos. Há três anos rendeu-se a uma máquina digital, outra Canon, tornando mais fácil e mais barato o armazenamento dos nossos "tesouros" de vida.

Aquando das nossas mais recentes limpezas e arrumações nesta casa, deparámo-nos com imensas, em papel, que já estavam esquecidas. E sorrimos ao passá-las de mão em mão, enquanto contávamos ao catraio a origem de cada uma. E esses momentos de recordação que nos devolvem sorrisos são o que mais valorizo numa fotografia: saber que um dia estivemos em determinado sítio, com aquelas pessoas, a viver aquele momento.

Gosto de fotos de paisagens, gosto de rostos alegres, sejam de crianças ou de gente mais velha. Gosto destas a cores. Mas gosto ainda mais dum bonito corpo nú, dele ou dela, a preto e branco, com as suas sombras e contornos e o que não se vê, mas deixa que eu imagine.

Gosto de reviver através da fotografia.

Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!

Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...