terça-feira, 24 de setembro de 2013

Das retretes e das sanitas

O JRC usou a palavra "retrete" a dada altura da minha leitura de fim-de-semana e logo uma luzinha se acendeu no meu cérebro e alguém vociferou logo "Retrete?? Mas já ninguém usa a retrete, quanto mais "retrete"!" E pus-me a pensar no assunto, aqueles meus típicos pensamentos de merda de quem não tem mais nada que fazer a um domingo à tarde.
Hoje já ninguém usa a palavra "retrete". É um vocábulo feio, tão feio quanto a substância que acolhe. Não é uma palavra chique, não é termo que pais modernos treinem os herdeiros a usarem. Até eu, neste preciso momento, penso duas vezes se devo usar a palavra "defecar" ou a outra em que estão a pensar. "Retrete" remete (-me) para um local sujo, velho, de aspecto antiquado, usado por gente com mau aspecto, que a minha avó nunca me recomendaria.  Temos vergonha quando nos vimos obrigados a usar uma retrete pública, onde assenta tudo e mais alguma coisa.
Já "sanita"...ahh, "sanita" é fino. É um local limpo, branco, onde se lê confortavelmente enquanto tratamos das necessidades fisiológicas. Não há problema em deixar a porta da casa-de-banho aberta e as pessoas espreitarem e verem uma sanita admiravelmente limpa, brilhante e até bem cheirosa! Uma sanita é um local agradável, localizado noutro local que até pode - e muitas vezes é - ser decorado com quadros. Por cima das sanitas cá de casa, há quadros pendurados. Não soa mal usar "sanita" numa qualquer conversa, pois não? Já "retrete"...

O que opinam vossas excelências sobre a temática?

O leitor mostra-se - 2

Desta vez, temos o nosso diabinho vermelho, que sem qualquer pudor, decidiu cruzar os bracinhos e mostrar-se o quão decidido é a aceitar prontamente desafios disparatados. Sem mais apresentações, até porque faz parte da mobília deste tasco... et voilá, acabadinho de chegar de terras de sua Majestade, o futuro Rei George...e um número em numeração romana, que me escapa.
Next, please!

Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!

Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...