quarta-feira, 14 de junho de 2006

Coisas de gaja

"Tu tens um problema", digo-lhe eu com alguma frequência. E a isto segue-se um olhar dirigido à minha pessoa, como que a comer-me com os olhos e a dizer: "Outra vez? Já sei, não me chateies."
Ok, e qual é o problema da minha cara-metade?
Como qualquer gajo que se preze gosta de se alapar no sofá em frente à televisão. Até aí nada demais. Eu também gosto.
O problema dele é tecnológico, ou melhor, é de comando, isto é, é um problema de zapping.
Nós temos 2 televisões e uma só funciona quando está algum santo a fazer rolhas no altar. A caixinha mágica de serviço está sempre ligada quando estamos em casa. Não que pastemos em redor da televisão, mas já faz parte da mobília. Entrar em casa e ligar o aparelhinho é já um gesto automático diário. Até o fedelho já adquiriu o hábito. Não se visiona muita coisa com muita atenção, mas o seu som é como que o som de fundo da sala. Sempre é melhor do que ouvir o vizinho de cima a martelar e a usar aquelas ferramentas hediondas típicas de oficina. Desconfiamos que o homem tem algum negócio de reparações lá em casa.
Adiante...
Ora o meu mais-que-tudo tem o condão de me irritar solenemente quando está com o seu brinquedinho na mão. Amaldiçoo o dia em que alguém se lembrou de inventar um comando de televisão. Num minuto, ele é capaz de fazer zapping quinhentas mil vezes, passar pelos mesmos canais mais não sei quantas vezes, ver publicidade variada nos três canais e sempre a premir o raio do comando. Numa hora, por exemplo ao domingo à tarde, consegue acompanhar dois ou três filmes em simultâneo, sempre a premir o comando! E só temos quatro canais; o que faria se tivéssemos mais!!
Com ele em casa, não consigo ver um filmezito do início ao fim sem que haja uma mudança. E o pior é que não pede autorização. Sem dó nem piedade, vai de cortar o fio ao enredo do que quer que eu esteja a ver. Fico pior que estragada. Filho da mãe!
Mas que raio de necessidade é esta que os homens sentem de premir botõezinhos? Se dão uma volta por todos os canais existentes e nada lhes agrada, porque raio dão uma segunda e terceira volta? Não seria muito mais simples desligar o aparelho demoníaco e voltar a ligar mais tarde e entretanto ir fazer ...bem, fazer qualquer coisa útil em prol da humanidade? Friar croquetes, sei lá...
Raios partam os homens e os comandos!

Semana santa...

...para alguns lisboetas que a esta hora devem estar a apanhar uma chuvinha no Algarve, ou não fosse esta uma semana curtinha intercalada entre....vejamos...fim-de-semana - dia útil - feriado - dia de greve (ou não) - feriado - dia útil véspera de fim-de-semana - fim-de-semana.
Isto é pura inveja e só não é pecado porque já deixei de acreditar que um dia vá parar ao inferno...ou ao céu, vá.