segunda-feira, 2 de abril de 2012

Não faltam novidades

Sempre que passo uma temporada mais longa do que um simples fim-de-semana aqui, sinto-me como uma estranha na sua cidade-natal: mudam os sentidos do trânsito, ruas de dois sentidos passam a ser só de um, obras nos jardins públicos que tinham sido submetidos a obras há menos de 5 anos, lojas de roupa onde antes havia um talho, um cartório onde antes tinha sido a biblioteca municipal, e esta, a mais recente, num edifício moderno, cinzento, de linhas rectas, com muita pedra, bonito por fora e ainda algo vazio e com aspecto de novo por dentro, quando afinal a mudança já foi há 4 anos, situado ao lado daquilo a que antes chamávamos "o castelo" e que é agora um edifício público para a juventude. A "invasão chinesa" continua, com mais uma loja na Baixa. Apenas a minha cabeleireira se mantém no sítio de há anos. Vou lá amanhã. E novamente à biblioteca "nova", ver se finalmente aparece o livro que o petiz anseia ler desde que terminou o primeiro da colecção Moore, o que aconteceu há três dias.

7 comentários:

  1. «Porque todo o mundo é composto de mudança, troquemos-lhe as voltas que ainda o dia é uma criança»
    José Mário Branco

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade! E eu que ainda digo que nesta terra nada se passa....oh oh! Basta estar atenta, com olhos de lince!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou então de câmara fotográfica em punho!! :)

      Eliminar
  3. Boa ideia. Mas o fotógrafo cá da casa é o mais-que-tudo sem hífen. E só há a dele. E aquilo é um brinquedo pesado, nos dois sentidos. E depois o meu pescoço é que se queixava, não o dele. E depois, era possível que eu fotografasse algo que identificasse "aqui" e isso nós não queremos, pois não? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guardas tudo no baú!
      A ideia era apenas "para mais tarde recordar"... como diz a Kodak.

      :)

      Eliminar
  4. Realmente! E baús é coisa que não falta nesta casa! Cada vez que abro um deles, pergunto-me "como é que é possível? mas quem é que no seu perfeito juízo quereria uma coisa destas?". E depois vejo outras coisas giras, que me trazem boas recordações. Ando a adiar uma ida ao sótão poeirento cujo objectivo é encontrar certos cadernos escolares. Mas a sujidade impede-me de concretizar tal ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Txiiii.... do que tu me foste lembrar!
      Os meus, se os ratos ainda não deram com eles, estão no sótão da casa dos meus pais.
      É bom termos pedaços da nossa memória em objectos... eles são aprova do que vivemos.

      Eliminar

Olha, apetece-me moderar outra vez! Rais' partam lá isto!

P.S.: Não sou responsável por aquelas letrinhas e números enfadonhos que pedem aos robots que cá vêem ler-nos.

Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!

Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...