segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Promessa (finalmente) cumprida

Quando comecei a ler o blogue do Tio do Algarve, lembro-me de ter pensado, à custa das imagens que ele colocou na barra lateral, que ele seria um adepto de astronomia e que os seus textos andariam à volta de tal. Redondamente enganada! Não que eu agora saiba do que é que ele gosta de ler e explorar nos tempos livres, continuo a não saber nada, mas já formei uma muito vaga ideia dele, e que passo a partilhar. Lembro-me de ter pensado, também, que ele seria um emigrante em terras de Sua Majestade. Mais uma vez, redondamente enganada. Eu engano-me muito, é possível que toda esta verborreia seja, mais uma vez, um disparate enorme. Mas apetece-me escrever, logo não há nada a fazer. E este texto já andava em águas de bacalhau desde Julho passado.

Aparte: Tal como com os eleitos anteriores, também o actual visado leu e aprovou este texto antes de ser publicado.

Na minha perspectiva, o Tio é detentor de uma bela barriga, ganha à custa das comezainas em que participa nas suas viagens (g)astronómicas, dentro e fora do nosso planeta. O Tio é um quarentão atento ao que se passa cá dentro, bastante crítico dos políticos contemporâneos, da comunicação social em geral e de situações de injustiça social. O Tio é um brincalhão, brinca com palavras e constrói analogias magníficas e satíricas que revelam as suas críticas e as suas ideias. É, inclusive, o único autor (que se saiba) dum dicionário original, o Ticionário, onde partilha telegraficamente e com muito humor as suas ideias. É um idiota assumido, portanto, e com muita graça!

O Tio é sociável e comunicativo, mas um pouco antiquado, pois é tão anti-facebook como eu. Prefere o contacto entre pessoas ou via blogues, outro local de leitura que ele e eu partilhamos. Não me parece é que ele tenha muito tempo para estas andanças, mais devido aos seus afazeres profissionais do que propriamente por falta de vontade. Também não consegui ainda descortinar se ele é um gajo da noite ou não, apesar das suas frequentes observações dos astros! Se calhar, o Tio é contabilista ou director financeiro ou gestor ou director de hotel ou vai fazendo uns biscates que envolvem dinheiro. Ou se calhar é apenas Professor, pois ensina aquilo que não sabe fazer. Não sei. E desconfio que ele também não o dirá publicamente, mas parece-me ser um gajo dado aos negócios, claros, porque dos escuros gosta ele de escrever, logo, por exclusão de partes, só poderia ser mesmo dos legais! E ainda bem que há pessoas assim: honestas e trabalhadoras e que escrevem coisas interessantes que me fazem sorrir e pensar “e não é que este gajo tem toda a razão?”.

E pronto…como diria a minha primeira vítima…”é isto”.

6 comentários:

  1. Eu sou uma das sobrinhas (seguidora) do Tio. Também já me interroguei sobre a identidade dele. Adoro o blog.
    Adorei a tua análise e estou curiosa para saber o que bate certo com a realidade.

    ResponderEliminar
  2. Pseudominhota,
    Que posso dizer-te? Parti-me a rir quando recebi o teu email! Acertas em muita coisa, quase em tudo, mas não sei se te desculpo a barriga...

    Sim, sou um quarentão, sim gosto da noite, mas não faço vida nocturna. Sim, sou crítico e sim trabalho na área da gestão e em várias empresas o que me deixa muito pouco tempo.

    E sim, também sou Director de Hotel (já tinha feito um post sobre o assunto, mas penso que não o leste)!

    Acho que sou sou muito sociável e viajo bastante...E também não concordo com ser "apenas" professor. Ser professor é muito e sei-o por experiência própria, pois gosto imenso das actividades lectivas, apesar de neste momento estar afastado dessas lides!

    Sim, gosto de negócios claros e aprecio a honestidade nas pessoas e nos negócios.

    Obrigado pela atenção que dispensaste ao Tio do Algarve e que muito me lisonjeou :)

    ResponderEliminar
  3. Julie, somos duas. :)

    Tio, de nada. :) E só acredito nessa tua versão da barriga após ter visionado provas irrefutáveis :P

    ResponderEliminar
  4. Pseudo,
    Não te posso mandar uma fotografia, porque corria o risco de a ver no blog da Julie na próxima segunda-feira ....LOOOOOOL! E de certeza que não aparecia à sexta no da Tia Cremilde ;) Espero que não te importes de responder à Julie:

    Julie,
    Esse teu comment é mais que um festa no meu ego. Deixou marca! Espero que te continues a divertir com os meus post, como eu no Almas Mortas.
    Um beijinho às duas. Pronto, um para cada uma!

    ResponderEliminar
  5. Tio, ou lá ou cá, era garantido :P
    O que é feito da Tia Cremilde? Eu tb lia esse há alguns anos, mas lembro-me de ter havido uma interrupção por parte dela...e depois perdi-lhe o rasto. Amanda aí o link, se faz favor. :)

    ResponderEliminar
  6. LOL!!! Por isso é que não mando...;)
    A Tia Cremilde, ausentou-se e nunca mais foi a mesma :(

    Aqui vai o link:

    http://areiagrossa.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Olha, apetece-me moderar outra vez! Rais' partam lá isto!

P.S.: Não sou responsável por aquelas letrinhas e números enfadonhos que pedem aos robots que cá vêem ler-nos.

Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!

Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...