domingo, 13 de novembro de 2011

"Ó Pseudo, e por acaso tu conheces as bandas da actualidade, aquelas que os "incultos" ouvem?"

Os vossos comentários deixados 2 textos abaixo levam-me a desenvolver, com muito gosto, a resposta à pergunta deixada pelo "chavalego" e a deitar mais umas achas para a fogueira.

Chavalego, eles têm tanto direito de me chamar inculta, pela razão que tu apontas, como eu a eles, desde que, com educação, me expliquem porque é que me chamam tal, tal como eu lhes recordei quem foram os "Beatles", que, quer gostemos ou não, quer achemos que tenham qualidade ou não, marcaram uma década do século passado. Foram um ícone cultural agora reavivado.
Eu nasci na década seguinte e cresci ao som deles, pois uma das minhas tias, 9 anos mais velha do que eu, passou a sua adolescência e juventude a ouvi-los, tal como ouvia os Pink Floyd, Jethro Tull, Nina Hagen, Simon & Garfunkel, The Cure, Frank Zappa, Trovante, Zeca Afonso, Vitorino e outros que agora não me recordo. O meu pai fazia questão de pôr a tocar os vynils (não sei se é assim que se escreve) dos "Carpenters", Patti Smith, Elvis Presley, Frank Sinatra, Bee Gees, Abba, The Eagles" Roy Orbinson...e sei lá que mais, a ponto de eu, já mais velha, já enjoada de tanta música chata, nem sequer querer ouvir mais nada sobre a malta da geração do meu pai. Mas sei que existiram, reconheço os nomes das bandas e cantores como pertencendo a uma determinada época. Isto tudo para corroborar a ideia da Orquídea, que desculpabiliza os jovens de hoje pela sua ignorância musical devido ao facto dos seus progenitores não os terem formado convenientemente. E com alguma razão, a meu ver. Quando ouvi o tal anúncio da "Optimus" das primeiras vezes, realmente, eu mencionei cá em casa o nome dos gajos que tinham composto o original. Achei natural mencioná-lo. Não creio que todos os pais se tenham lembrado de tal coisa, mas quero acreditar que alguns fizeram o mesmo que eu.
Chavalego, os meus alunos não têm que saber tudo sobre todas as bandas que até hoje existiram. Eu própria sou uma inculta neste campo, considero-me bastante limitada a um reportório de bandas "mainstream" de décadas diferentes. Mas sei quem é o Justin Bieber, a Britney Spears, os Three Doors Down, os Rammstein, os Coldplay, os Incubus, os Da Weasel, a Rihanna, a excêntrica da Lady Gaga...consigo identificar esta malta toda se vir uma foto, apesar de não fazerem parte dos meus hábitos musicais. Atira-me com nomes de bandas actuais menos conhecidas, menos ouvidas nas rádios portuguesas e sim, admito que sou uma inculta.
O que me chocou na resposta deles foi também o facto de serem alunos de inglês há pelo menos 5 anos e nunca se terem deparado com um professor chato de Inglês que lhes avivasse a memória, passando umas musiquinhas dos ditos cujos Liverpoolianos. Será que nos manuais usados desde o 5ºano nunca houve referência a tal banda? Será que nunca apareceu uma imagem deles, usada como estereótipo dum estilo musical próprio duma determinada época?
Felizmente, eu convivo com malta mais jovem do que eu todos os dias. Faz parte do meu trabalho perguntar-lhes o que gostam de ouvir. Este ano fui agradavelmente surpreendida com respostas como "Nirvana" e "Pearl Jam", bandas que eu ouvia quando tinha 16/17 anos, a idade que muitos alunos meus têm actualmente. Alguns ouvem o que eu ouvia há mais de 20 anos! Muito por culpa das re-edicões e do marketing, é verdade, mas fizeram-me sorrir nesse dia.
Na semana passada também sorri, mas não resisti a chamar-lhes um nome feio! Como diria o Pulha Garcia, "nao os maltrates demasiado, pois eles são somente um produto do seu tempo".

8 comentários:

  1. Pseudo, estou chocado. Então a menina não mencionou nem uma vez a Amy Winehouse? Sei lá, assim tipo entre o Justin e a Britney...Isso não se faz!!!
    Desejo-lhe boa semana.

    ResponderEliminar
  2. VF, grande falha desta "inculta" assumida! E a mocinha até tinha uma bela voz! Pena quando a cabeça não tem juízo, não é? :)

    ResponderEliminar
  3. Muito bom dia :)
    Adorei o post. Acho que não era preciso ser tão estilo "Direito à resposta" ou "Defesa da honra", mas sim, concordo com tudo o que disseste. Dá os parabéns à titia 9 anos mais velha (com todo o respeito) pela excelente banda sonora que te implantou no cerebelo logo tão jovem. Ao papá (já agora, escreve-se "vinis") não tanto. Não gosto muito de nenhum dos grupos que mencionas. Mas conheço-os a todos.

    Não me considero um erudito musical. Aliás, assumo, tal como tu, muitas falhas. Mas reconheço bastantes músicas, bandas, inclusivamente letras. The Cure, The Cult, Metallica, Pearl Jam, Nirvana, Faith No More, Pink Floyd ou Led Zeppelin fazem parte dos meus grupos favoritos. Abba, Genesis e Beatles encontram-se entre os meus "ódios" de estimação.

    E já agora, continua a dar esses pequenos puxões de orelha aos teus alunos. Cultura nunca é demais. E chamar inculto a determinada canalha que se vê por aí pelas ruas às vezes é estar a ser meiguinho!

    ResponderEliminar
  4. O Chavalego14/11/11, 11:51

    Blá blá blá whiskas saquetas...

    Escreveste muito mas vejo que não percebeste nada do que eu pretendia dizer ou então fui eu que não me expliquei bem...

    Deixa colocar a questão de outra maneira.

    Se eu te falar em Beethoven ou Mozart ou qualquer outro compositor clássico, tu conheces as suas obras? Provavelmente não. Conheces os nomes, provavelmente até conheces algumas obras mas aposto que não passa disso.

    Falas no teu looooongo texto de uma série de nomes que conheces apenas porque és "velha" o suficiente para os conheceres porque se recuarmos mais no tempo (e nem sequer é preciso ir para outros séculos), os teus conhecimentos devem ser equivalentes aos deles.

    O verdadeiro problema é que a maior parte das pessoas vive muito centrada no seu umbigo e atira pedras quando tem telhados de vidro.

    ResponderEliminar
  5. Chavalego, tu não leste tudo o que escrevi, pois não? Vai lá ler a parte onde eu digo que sou inculta relativamente a outras bandas menos conhecidas...e quem diz bandas, diz épocas e estilos. Porra, que é preciso fazerem-te um desenho mesmo. Leva lá a bicicleta...

    ResponderEliminar
  6. O Chavalego14/11/11, 14:33

    Percebi percebi!... Daí ter referido o tal umbigo e os telhados de vidro.

    Fica tu com a bicla que o pessoal mais velho é que precisa de fazer exercício para se manter em forma!

    Kakakakakaka

    ResponderEliminar
  7. Ó rapariga... tu não te enerves!!

    Ok, bricadeiras à parte... "bebi este post de um só trago". E digo-te... talvez por sermos da mesma geração consegui entender e sentir todos os argumentos que esgrimiste.
    Reforçaste a ideia que eu já tinha deixado e acrescentas-te argumentos válidos. E como se isso não bastasse... fechaste com chave d'ouro e com sábias palavras.


    Beijinhos de admiração :)

    ResponderEliminar

Olha, apetece-me moderar outra vez! Rais' partam lá isto!

P.S.: Não sou responsável por aquelas letrinhas e números enfadonhos que pedem aos robots que cá vêem ler-nos.

Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!

Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...