quinta-feira, 30 de junho de 2011

Posts agendados

Nunca fiz tal coisa e espero nunca fazer. Mas como já disse hoje o GM, como outros o disseram antes, e como muitos mais o dirão nos seus cantinhos virtuais, cada um escreve quando, como e o que lhe aprouver.

E agora a composição...sobre um assunto que me vem à mente bastas vezes, pensado e aqui descrito de forma ligeira, mas pouco espontânea. Texto contraditório, portanto...

O meu blogue, anónimo para a maior parte de quem me lê, é o meu diário, onde escrevo o que me apetece, quando me apetece, como me apetece. É um blogue egocêntrico, tal como a dona. É, neste momento, um blogue espontâneo e impulsivo, tal como a dona em muitas situações reais. É intempestivo, mas já foi mais. É mais sério, tal como a dona o é no momento presente, contrastando com o tom jocoso que o e a caracterizava há alguns anos. Houve, de facto, uma razão de peso para tal mudança, que ainda hoje acho que foi exacerbada e muito mal entendida e aceite. Mas adiante...porque não é acerca disto que hoje quero devanear.

Apercebo-me que muitos bloggers que leio agendam textos. São escritos quando lhes dá mais jeito e automaticamente publicados a uma hora determinada. Acredito que uma das razões seja o desejo de quererem partilhar o muito que fervilha nas suas mentes, a uma ritmo certinho, e de modo a que poucos assuntos fiquem por discorrer. Reconheço que tal automatismo possa reflectir um certo grau de organização mental e de boa gestão de tempo. Qualidades que não possuo.

Talvez por eu me ver como uma pessoa algo desorganizada de ideias e com péssima capacidade de gestão de tempo livre, creio que nunca escreveria hoje o que só viria a ser publicado amanhã. A natureza impulsiva e espontânea dos meus textos perder-se-ia. O gozo que me dá pensar e brincar com o sentido das palavras num determinado momento de boa disposição desvanecer-se-ia. Deixaria de ser o meu blogue para ser uma lista de textos com hora marcada. Passaria a ser quase um dever, e não um prazer, que o é, de facto.

5 comentários:

  1. Os blogs são um pouco a nossa imagem...Também não agendo (não sei como é que se faz), escrevo quando me dá na gana e posso (a maior parte das vezes não posso).

    O que não abdico é de estar nas Maurícias, pelo menos na blogosfera...

    ResponderEliminar
  2. É complicado publicar quando estás a bordo de um avião. Ou só com um moleskine onde apontar ou desenvolver as ideias. Agendo muito é um facto, sobretudo por causa dos meus horários e dos locais onde escrevo mas também devido à regularidade com que as ideias me surgem, ou não.

    ResponderEliminar
  3. -Eu não queria estar tão longe, Tio. Bastava-me ficar cá, mas com menos situações "de aperto". :)...Ou então a Austrália :)

    -Sim, GM, apenas confirmas o que eu disse, como aliás já sabias antes de leres isto. EU é que deixaria de sentir prazer na escrita caso pensasse e agendasse atencipadamente quase tudo o que me vem à cabeça :)

    ResponderEliminar
  4. =) Escrevi sobre isso no mesmo dia que o GM fez (aliás ele roubou-me a ideia, são terriveis estes blogstars =)Concordo completamente com o que dizes. A partir de momento que as coisas são demasiado comerciais, pouco espontaneas... Deixa de fazer sentido. Pelo menos para quem pretende fazer do blog um diário, um cantinho.

    Gostei do que li aqui.

    ResponderEliminar
  5. Olá Raquel. Obrigada :)

    É, o GM tornou-se um "blogstar" entre as leitoras. Ele não perde pela demora, à conta da PUB que me fez...hehehe

    ResponderEliminar

Olha, apetece-me moderar outra vez! Rais' partam lá isto!

P.S.: Não sou responsável por aquelas letrinhas e números enfadonhos que pedem aos robots que cá vêem ler-nos.

Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!

Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...