domingo, 1 de maio de 2011

Eu, consumidora

Eu gosto de fazer compras, admito. Mesmo aquelas rotineiras, obrigatórias que enchem a despensa e frigorífico cá de casa. Mas sou um bocado esquisita quanto à hora a que as faço e com quem. Tenho hábitos: mesmo quando não tenho uma lista de items, sei sempre o que quero e vou directa às estantes e escaparates. É raríssimo desviar-me do meu percurso, pois detesto deambular pelos corredores a observar a paisagem que não me interessa. Ora, quando eu vou às compras com o mais-que-tudo e com o petiz, é certo e sabido que há chatices. Por isso, evito as compras em família ao fim-de-semana. O petiz pára e fica na secção de brinquedos e confio que não sai de lá sem olhar tudo com as mãos. É que não sai mesmo! A não ser quando o chamamos e temos quase que o puxar por uma orelha para se vir embora. Sendo esta uma das razões da chatice. O mais-que-tudo desvia-se do estritamente necessário, pára onde eu habitualmente não páro, olha e volta a olhar e compara preços, características e faz-me esperar uma eternidade antes de se decidir por alguma coisa. Ora, eu não tenho paciência para este ritmo irritantemente lento do "pára arranca" dentro duma grande superfície comercial. Daí tentar sempre ir sozinha e a horas de pouco afluxo. Sim, porque muita gente à minha volta, mesmo que num espaço airoso, faz-me sentir incómoda e claustrofóbica. Começo a sentir-me tensa, farta de ali estar, querendo chegar à caixa rápido e que resolvamos tudo o mais rapidamente possível para sairmos daquele antro.
Ora, ontem, como já tinha escrito, fomos pela primeira vez ao IKEA. E senti exactamente o mesmo. Sabíamos o que queríamos e comprámos o que queríamos, depois de passar por todos os quartos e cozinhas e escritórios e mais não sei o quê (tal como a planta da loja nos obriga), o que, a juntar às pessoas a quem tínhamos que pedir "com licença" e "desculpe" frequentemente, me causou uma dor tremenda de cabeça e nas pernas. O petiz acabou o "passeio" de uma hora com fome, com vontade de afiambrar um "hot dog". O mais-que-tudo ficou adepto da organização sueca e deliciou-se hoje de manhã a montar o seu "lego" de adulto.

Haja paciência para a bricolage, que eu pouca tenho!

5 comentários:

  1. Tens atalhos no Ikea. Não és obrigada a percorrer todos os corredores e todas as secções. :-P

    ResponderEliminar
  2. És obrigada, sim, quando os outros 2/3 da tua família decidem bisbilhotar todos os cantos à casa, a admirar isto, aquilo e aqueleoutro e o teu ar de enfado aumenta à medida que aumenta o ar de felicidade dos outros dois que exploram o meio ambiente. :)

    ResponderEliminar
  3. Mas afinal quem é que manda na tua família?!

    Recomendo-te uns rolinhos de salmão que eles têm para lá. E um puré de batata com não sei o quê. E o cartão IKEA que te dá cafés à borla. Sim, eu costumo ir lá almoçar e bebo café que me farto :)

    ResponderEliminar
  4. À semana sou eu, ao fim-de-semana eu deixo que sejam eles :P

    ResponderEliminar
  5. Riquinho, felizmente em Braga não há IKEA. Mas obrigada pelas sugestões, que passarei a quem se interesse mais do que eu. Quando voltarmos ao Porto, eu deixo que sejam eles a escolher o menú :P

    ResponderEliminar

Olha, apetece-me moderar outra vez! Rais' partam lá isto!

P.S.: Não sou responsável por aquelas letrinhas e números enfadonhos que pedem aos robots que cá vêem ler-nos.

Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!

Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...