sexta-feira, 5 de maio de 2017

O presente do dia

Um saco de favas e um saco de ervilhas de quebrar. O que eu gosto disto! Nada deve passar de domingo ao almoço, desconfio...E a pessoa que quase se desculpou por não me oferecer as favas descascadas? É que fiquei mesmo chateada, nem imaginam quanto!

8 comentários:

  1. Adoro recebê-las por descascar. Até porque uso as cascas (vagens) para enriquecer o sabor do Caldo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eros, descreve lá como é que confecionas as vagens no caldo, que eu nunca tido ouvido falar de tal reaproveitamente. :) Ou falas das ervilhas?

      Eliminar
    2. Nada disso, falo mesmo dos “vasilhames” dos quais sacas as favas.
      Imagina que vais fazer umas tradicionais favas com chouriço, e este método pode ser usado para outras confecções. Após descascares as favas, nunca descartes a vagem, pois está repleta de sabor… um pouco como os talos da salsa e dos coentros, entendes?
      Costumo fazer assim: colocas um fundo de água (a que desejares para o caldo) no tacho. Adicionas um molho de coentros (ou salsa, se fores nortenha… lol), um copo de vinho branco, uma morcela de boa qualidade, e as tais vagens que abrigavam as favas. Regas com um fio de azeite e deixas suar, tapado, em lume brando durante aproximadamente 30 min. No final tratas de coar o caldo, temperas com sal e pimenta, e… voilá! Caldo surreal que a maioria, descarta para o lixo. Com este caldo podes fazer as tais Favas com Chouriço, ou então reservá-lo para um Risotto de Favas sublime… :)

      P.S. Deixo-te outra sugestão, que talvez desconheças. Se fizeres um churrasco, nesta altura de Favas, experimenta grelhar o favo inteiro. Depois basta descascar e temperar com azeite e se desejares flor-de-sal.
      Enfim… adoro Favas! :)

      Eliminar
    3. Hmmm, eu também adoro favas! E vou certamente experimentar duas das três dicas que aqui deixas! Merci! :)

      Sabes o que chamamos às favas com chouriço (e carne de porco entremeada, vá...)? Favas estouradas, lá na minha terra, essa que tu sabes. :)

      Eliminar
    4. Que nome delicioso para uma receita... :)

      Eliminar
    5. Posso penetrar? :P
      Sou mais uma fã incondicional de favas e não resisto a meter a colher (talvez o garfo), na minha terra o nome que se dá às favas com chouriço e demais carnes suínas é "Favas Aporcalhadas" e já agora dou aqui mais uma dica para aproveitar os "vasilhames" das favas: esparregado. Nem imaginam como aquilo dá um esparregado divinal :))))

      Eliminar
    6. Ui, Quarentona, acho que sabemos quem é que vai adorar o nome desse prato de favas tão apetecido! :)
      E olha que essa do esparregado com as vagens nunca me tinha ocorrido. Boa ideia!

      Eliminar
    7. Favas provocam-me gases.

      Eliminar

Olha, apetece-me moderar outra vez! Rais' partam lá isto!

P.S.: Não sou responsável por aquelas letrinhas e números enfadonhos que pedem aos robots que cá vêem ler-nos.

Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!

Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...