sábado, 23 de julho de 2011

Mais um dos meus preconceitos

Eu não gosto de lojas chinesas...ponto final.
Não gosto dos cheiros que nem me dou ao trabalho de identificar. Enjoam-me. Não gosto da disposição dos artigos, porque acho que não estão organizados. Não gosto da salgalhada de cores que poluem o meu campo visual. Não gosto de ser atendida por pessoas cuja língua não percebo e também não faço por perceber, nem elas a mim. Não gosto da qualidade dos artigos nem os preços me atraem. Prefiro pagar bastante mais, seja por roupa, calçado ou brinquedos e ter a certeza que o item dura mais do que um mês quase intacto. Não gosto da entrada das lojas, demasiado espalhafatosas para o meu gosto.

Dito isto, ontem fomos jantar a um restaurante chinês e claro, levámos o nosso catraio de 9 anos, criatura curiosa, sociável e descarada q.b. Sendo a sua segunda ida a um destes locais de restauração, cedo começaram as perguntas: sobre a ementa, sobre os dragões à entrada do local, sobre os crepes e os molhos, sobre os pauzinhos que nos deram para fazermos má figura enquanto comíamos arroz xau-xau, sobre os pictogramas nos pauzinhos, sobre gelados quentes...enfim, não faltou conversa. Estávamos nós, adultos quase a terminar o prato principal e o rapaz ainda se debatia com os pauzinhos, sem conseguir enfiar um grão de arroz no bucho. O mesmo se passava com as ervilhas. E eu gostei....gostei de ver a sua persistência em aprender a manusear objectos duma cultura que não nos pertence, persistência que o caracteriza no que diz respeito a assuntos que lhe interessam (vulcões, espaço, terra...sei lá que mais). Trouxemos os meus pauzinhos para casa, pois eu não os usei e já sei que a próxima refeição de arroz vai ser...caótica!

5 comentários:

  1. Se aos 9 anos comeca com essa persistencia, qualquer dia apanha a mosca irritante com os pauzinhos como no karate kid.
    Sorry, foi a imagem que me ocorreu de imediato :)

    (Também nao vou muito à bola com lojas chinesas)

    ResponderEliminar
  2. IG: desculpa mas estou CHOCADA com uma frase que escreveste: "Não gosto de ser atendida por pessoas cuja língua não percebo e também não faço por perceber, nem elas a mim" --- desculpa, mas é uma afirmação MUITO racista!

    ResponderEliminar
  3. IG, eu reconheci logo no título que sim, que sou preconceituosa em relação a chineses. E de facto, nunca tive curiosidade em aprender a língua deles nem os vejo a eles, em Portugal, a usarem a nossa a atenderem-nos. Mas pode ser de mim, que raramente entro numa loja deles. Ontem, fomos atendidos por portugueses, porque chineses...não vimos nenhum, o que não quer dizer que não estivessem lá.

    ResponderEliminar
  4. Também não gosto do cheiro das lojas chinesas. Mas adoro restaurantes chineses, apesar de há muito já não serem cool. A ópera chinesa que lá se ouve consegue levar-me às lágrimas... de rir, claro.

    ResponderEliminar
  5. IG:pronto... sabes como eu sou sensível a essas coisas... mas, como te conheço bem, sei que parece mas não é racismo...

    ResponderEliminar

Olha, apetece-me moderar outra vez! Rais' partam lá isto!

P.S.: Não sou responsável por aquelas letrinhas e números enfadonhos que pedem aos robots que cá vêem ler-nos.

Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!

Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...