domingo, 17 de junho de 2007

Concerteza

Há uns 2 ou 3 anos atrás conheci este senhor na internet através dum programa de música que permitia sacar e partilhar (pronto, ok, é um eufemismo para "piratear") ficheiros audio-visuais. É um Senhor da música com S grande: sentia-me tão inculta "ao lado" dele no que toca a novidades e velharias musicais, que estava sempre disposta a ouvi-lo e a aceitar as suas sugestões musicais. Nunca foi bem sucedido na tarefa de me fazer idolatrar o seu idolo - David Bowie - mas dessa época ficaram-me memórias de conversas que, entre outros apelidos, foram interessantes, elucidativas, de circunstância, de "corta-na-casaca", etc, etc etc.
Ora, uma das que ainda retenho foi a nossa eterna discussão acerca da ortografia do vocábulo "concerteza". Eu cá defendia e ainda defendo que tal não existe, que é erro comum no uso da Língua Portuguesa, e que o correcto seria usarmos "com certeza". O Senhor Joe defendia com unhas e dentes precisamente o contrário. Sendo ele quem é e fazendo o que faz- e que não mencionarei aqui por respeito à sua privacidade profissional -, ainda mais convincente o gajo poderia soar.
Hoje é comum ler a dita cuja escrita da maneira que ele sugeria (o que não quer dizer que seja a correcta), mas a verdade é que desde essa conversa, cada vez que tenho que a escrever, me lembro desta nossa questiúncula e penso sempre duas vezes se ele não teria razão. Acabo sempre por a escrever ao meu modo: "com certeza". Até porque o meu dicionário da Porto Editora não mente...ou mente? Eu cá acho que não!
Se alguém quiser esclarecer-nos sobre esta simples questão, faça favor, sim?

9 comentários:

  1. cá pra mim há que perguntar ao prof. Marcelo ebelo de Sousa! Haja luz!

    ResponderEliminar
  2. Eu "concerteza" que concordo com ele :)) e não venhas com histórias da carochinha, tu não escreves assim porque o "word" não aceita loooool

    ResponderEliminar
  3. Sr_António, verifique os seus dicionários de Língua Portuguesa, sim?

    Quanto ao word não aceitar o que eu escreve, é natural: a língua que assume é o Inglês, não a minha materna :P

    ResponderEliminar
  4. Ehehehe... também me lembro muitas vezes dessa nossa troca de galhardetes. Dessa e doutras :)) E continuo a achar que qualquer das formas está correcta.
    Mas diz-me como caraças é que a minha actividade profissional me habilita neste aspecto? Sou profe, tam como V.Exª, e mais a mais não sou de letras/línguas. Se fosse vendedor ou futebolista brasileiro, ainda compreendia...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. no meu diccionario (de 1700 paginas) nao existe esse vocabulo :D

    mas palavra certeza temos: s. f. qualidade do que é certo; conhecimento exacto; coisa certa; convicção; firmeza; de certeza: sem duvida; COM CERTEZA: certamente.

    portanto, apoio o teu lado :D

    ResponderEliminar
  6. mas *na palavra

    ResponderEliminar
  7. Após consulta da Diciopédia 2004 e do flip-online, o correcto parece-me ser "com certeza". No entanto amanhã vou consultar a linguista da família.

    ResponderEliminar
  8. Pronto, ontem estava "sencerteza" mas hoje estou "com certeza" absoluta que é assim.

    ResponderEliminar
  9. uma pessoa postou mesmo "diccionario" ARSÉRIO????

    ResponderEliminar

Olha, apetece-me moderar outra vez! Rais' partam lá isto!

P.S.: Não sou responsável por aquelas letrinhas e números enfadonhos que pedem aos robots que cá vêem ler-nos.

Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!

Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...