Diz-se que a malta jovem tem uma predisposição quase inata para lidar com jogos virtuais, entretenimento online, informação recebida e transmitida via PC e outros gadgets. Pois eu tenho uma minoria de alunos - estamos a falar de malta com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos - que, à excepção do uso de telemóveis (devem ter nascido com um agarrado à mão, a julgar pelo uso constante que dele fazem 24/7), questionam-se acerca do mesmo. Afirmam não ter conta no facebook, não sabem sequer o que é o twitter e o HI5 já era. Dizem mesmo não ter conta de correio electrónico, recorrendo à dos amigos para enviar trabalhos, e isto surpreende-me. Ainda bem que existem pessoas assim, que dão mais valor ao contacto pessoal do que às inovações tecnológicas da realidade em que vivem. Será uma questão de "deixai-os crescer" ou manter-se-ão assim, conscientemente desinteressados?
UM BLOG ESCRITO POR DUAS PARVAS E LIDO E COMENTADO POR GENTE ASSUMIDAMENTE TÃO OU MAIS PARVA DO QUE ELAS...AQUI POUCO OU NADA SE APRENDE!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Pronto, tá bem! Mas eu já nem reconheço as entranhas disto!
Save water, drink wine! Ando muito ecologista! E estou viva! Ao contrário da outra que deu de frosques sem ai, nem ui! E tinha muita coisa p...
-
Enquanto aluna num colégio religioso, até ao 9ºano, lembro-me de, durante as aulas de Moral supostamente passadas a ver filmes, eu e as mi...
-
O Harry Hole morreu. O Harry Hole morreu! Eu não quero acreditar que o Harry Hole morreu. E tive que ler aquelas páginas finais três v...
-
Neste momento, ainda estou a ler "A Marcha", de Daniel Silva. Parte da acção passa-se na Irlanda do Norte, nas ruas e subúrbios de...
E são conscientemente info-excluídos ou apenas analfabetos funcionais?
ResponderEliminarNess, penso que a tua 1ª opção é a correcta. Mas também acho que deve ser uma questão de tempo até se maravilharem com as potencialidades deste mundo.
ResponderEliminarQuando realmente perceberem que actualmente e na parte do mundo onde vivem, ter conta de email é a caminho de indispensável nos dias de hoje, irão ceder.
ResponderEliminarA minha melhor amiga cá, tem 30 anos e não tem conta no fb. Uma moça que trabalhava na mesma empresa que eu, até há 1 ano, pelo menos, não tinha telemóvel sequer. Usava tlf fixo e marcava encontros à moda antiga ou email. Eu acho isto um exagero, mas ela adorava a liberdade que tinha.
Não é preciso ter um telefone esperto, mas convenhamos que se a tecnologia existe a nosso favor, podemos fazer um uso positivo da mesma sem viciar.
Pusinko, também estou convencida que mais cedo ou mais tarde sentirão essa necessidade e daí até ao resto que nós conhecemos é um pulinho. :)
ResponderEliminarEu acho que mais dia menos dia a paixão pelo mundo da internet cresce e pronto...será vê-los aí no facebook e coisas assim.
ResponderEliminarNem mail?? Hummmmm.......é de desconfiar.....;)
ResponderEliminarTão a gozar com a tua cara e a arranjar desculpas p não entregar os trabalhos...
ResponderEliminarTal como eu fazia em 1997 :-P
Diuska, concordo que será inevitável, não necessariamente uma paixão. :)
ResponderEliminarBDM, estamos a falar duma minoria: 7 ou 8 alunos num universo de 92 que tenho, com essas idades que não se interessam, nem usam por iniciativa própria, estas modernices. :)
Riquinho, podem entregar em papel. Agora há de facto os que não entregam nem duma maneira nem doutra. Tal como em 1997, haverá sempre calaceiros como tu :P
Eu até percebo que não tenham facebook (às vezes gostava tanto de me livrar do meu), mas e-mail e outras cenas não faz sentido. Hoje, por mais romântico que isso possa parecer, decidir ser info-excluído é o mesmo que decidir não saber ler.
ResponderEliminarROQUE, segundo o Riquinho, podes desactivar a conta. Ele já me ensinou como, mas varreu-se-me.
ResponderEliminarE concordo contigo, mas acho que "info-excluídos" é um termo muito forte. No caso destes poucos, eles conhecem a existência de...não usam nem se interessam por tal. Tal como disse, penso ser uma questão de tempo, até precisarem ou se maravilharem. :)