Concerteza

Há uns 2 ou 3 anos atrás conheci este senhor na internet através dum programa de música que permitia sacar e partilhar (pronto, ok, é um eufemismo para "piratear") ficheiros audio-visuais. É um Senhor da música com S grande: sentia-me tão inculta "ao lado" dele no que toca a novidades e velharias musicais, que estava sempre disposta a ouvi-lo e a aceitar as suas sugestões musicais. Nunca foi bem sucedido na tarefa de me fazer idolatrar o seu idolo - David Bowie - mas dessa época ficaram-me memórias de conversas que, entre outros apelidos, foram interessantes, elucidativas, de circunstância, de "corta-na-casaca", etc, etc etc.
Ora, uma das que ainda retenho foi a nossa eterna discussão acerca da ortografia do vocábulo "concerteza". Eu cá defendia e ainda defendo que tal não existe, que é erro comum no uso da Língua Portuguesa, e que o correcto seria usarmos "com certeza". O Senhor Joe defendia com unhas e dentes precisamente o contrário. Sendo ele quem é e fazendo o que faz- e que não mencionarei aqui por respeito à sua privacidade profissional -, ainda mais convincente o gajo poderia soar.
Hoje é comum ler a dita cuja escrita da maneira que ele sugeria (o que não quer dizer que seja a correcta), mas a verdade é que desde essa conversa, cada vez que tenho que a escrever, me lembro desta nossa questiúncula e penso sempre duas vezes se ele não teria razão. Acabo sempre por a escrever ao meu modo: "com certeza". Até porque o meu dicionário da Porto Editora não mente...ou mente? Eu cá acho que não!
Se alguém quiser esclarecer-nos sobre esta simples questão, faça favor, sim?

Comentários

  1. cá pra mim há que perguntar ao prof. Marcelo ebelo de Sousa! Haja luz!

    ResponderEliminar
  2. Eu "concerteza" que concordo com ele :)) e não venhas com histórias da carochinha, tu não escreves assim porque o "word" não aceita loooool

    ResponderEliminar
  3. Sr_António, verifique os seus dicionários de Língua Portuguesa, sim?

    Quanto ao word não aceitar o que eu escreve, é natural: a língua que assume é o Inglês, não a minha materna :P

    ResponderEliminar
  4. Ehehehe... também me lembro muitas vezes dessa nossa troca de galhardetes. Dessa e doutras :)) E continuo a achar que qualquer das formas está correcta.
    Mas diz-me como caraças é que a minha actividade profissional me habilita neste aspecto? Sou profe, tam como V.Exª, e mais a mais não sou de letras/línguas. Se fosse vendedor ou futebolista brasileiro, ainda compreendia...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. no meu diccionario (de 1700 paginas) nao existe esse vocabulo :D

    mas palavra certeza temos: s. f. qualidade do que é certo; conhecimento exacto; coisa certa; convicção; firmeza; de certeza: sem duvida; COM CERTEZA: certamente.

    portanto, apoio o teu lado :D

    ResponderEliminar
  6. mas *na palavra

    ResponderEliminar
  7. Após consulta da Diciopédia 2004 e do flip-online, o correcto parece-me ser "com certeza". No entanto amanhã vou consultar a linguista da família.

    ResponderEliminar
  8. Pronto, ontem estava "sencerteza" mas hoje estou "com certeza" absoluta que é assim.

    ResponderEliminar
  9. uma pessoa postou mesmo "diccionario" ARSÉRIO????

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Olha, apetece-me moderar outra vez! Rais' partam lá isto!

P.S.: Não sou responsável por aquelas letrinhas e números enfadonhos que pedem aos robots que cá vêem ler-nos.

Mensagens populares deste blogue

Incongruências da vida

Perceção minha ou facto sazonal?