ou seja, "PEIDO".
---
Mas vamos ao início.
Um dia destes comprei mais um livro infantil que me pareceu interessante para o rapaz, de seu título "Respostas às perguntas das crianças: O Corpo Humano" (Editora Fleurus). Ultimamente anda muito intrigado com a questão da sementinha que o papá pôs na barrigota da mãe, há uns anitos atrás. Não sabe muito bem se foi colocada na boca, se noutro orifício qualquer - é daquelas dúvidas infantis que os miúdos vêem esclarecidas na prática cada vez mais novos. Que é que isto tem a ver com "PEIDOS", perguntam vocês. Nada! Apeteceu-me partilhar esta intimidade convosco.
intimidade convosco.
Continuando, ...a páginas tantas, e depois de muitas perguntas sobre isto e aquilo e mais aquilo, no capítulo d'"A Digestão e o Aparelho Digestivo", aparecem estas três questões:
---
- Porque damos peidos?
- Porque cheiram mal os peidos?
- Como se chama um peido silencioso que cheira muito mal?
--..devidamente respondidas e de fácil compreensão.
--
Quer-se dizer: andam aqui uma mãe e um pai a tentar educar um filho da melhor forma, nos melhores moldes pedagogico-científicos, a ensinar-lhe que há "palavras feias", a dar-lhe sermão e missa cantada quando ele profere uma destas, e vem agora um livro infantil a usar para trás e para a frente a palavra "peido". Quer-se dizer, então para que usamos nós "pô", "traque", "gases", "flatulência" (esta é demasiado elaborada para a idade dele) com miúdos desta idade? Bolas, eu sei que ele vai aprendê-las todinhas e usá-las, mas ainda é um bocadito cedo, não? Respondam-me, pais, mães, tios e tias e outros que me lêem: vocês usam este termo com os vossos pequenos? Andarei eu a ficar linguisticamente púdica?
Desculpem-me o desabafo maternal, tá?
---
Já agora, alguém me sabe dizer qual a categoria onde a TLEBS insere (inserirá? inseriria?) "peido"?
Bem, como eu não sou pai, nem tio, abstenho-me de aconselhamentos, mas lá que este post é um bocado malcheiroso, lá isso é :P
ResponderEliminarNão acredito!! Vem lá essa expressão? Bom é que se bem, a pergunta é, onde andas tu a comprar essa literatura de cordel? :-)))))
ResponderEliminarRobina, passa pelos escaparates infantis do Carrefour e atenta nessa colecção. Tem umas capas coloridas, muito atraentes.
ResponderEliminarO resto do livro, para já, parece-me normal. Mas aquela página saltou-me à vista! Não sei se a arranque se lhe coloque corrector. Que achas?
Acho que pelo menos um ambientador precisa bem, pensando melhor arranca-a :-)))))
ResponderEliminarLOL, bom conselho Robina. Com que então no Carrefour, por cá por Vale do Grilo não há disso, não há no "Incontinente"?? Só para confirmar eheheh
ResponderEliminarEm resposta à sua dúvida, a resposta é:
ResponderEliminarChico Fininho.
Não sei bem qual é o problema do pú, pô, puzito, peido, trac... ah, mas a TLEBS aceita siglas, portanto, TRAC está aceitável: Tonitruante Ruído Arejado do Cú... (achas que vai dar?...)
ResponderEliminarUma gracinha sobre o assunto:
ResponderEliminarA Experiência Pedagógica TLEBS
:-)
já k por cá ainda n há nada cientifico... digamos k ouvi dizer que a culpa é toda das baterias k alojamos cá dentro e que por sinal... nos fazem "bem" agora (e mal a quem nos rodeia...). Pois... mas essas filhas da mãe, vão-nos comer... ai vão vão....
ResponderEliminarQuem não percebeu... que pergunte que eu faço desenho e tudo.